Alunos de Cotia concluem projeto de educação ambiental

A EM Deusnil Gonçalves de Souza foi contemplada por iniciativa da empresa Symrise, em parceria com a Ong Pé de Planta e com a Prefeitura

0
141
Foto: Secom/Cotia

Por meio de atividades lúdicas e com muito conteúdo, dezenas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Deusnil Gonçalves de Souza, no Jardim Torino, receberam educação ambiental graças a uma parceria entre a Prefeitura de Cotia, a empresa Symrise e a Ong Pé de Planta. A capacitação começou no primeiro semestre e terminou na última semana despertando os alunos sobre a preservação da natureza e conscientizando-os sobre o papel de cada um como agente multiplicador e fiscalizador de cuidados ambientais.

Os encontros com os alunos aconteceram na escola e na empresa, no contra turno escolar. Entre atividades práticas e aulas teóricas, biólogos da Pé de Planta ensinaram os alunos a prepararem compostagem com cascas de frutas, legumes, folhas, terra e como utilizar o húmus como adubo em horta, jardim, entre outros.

A escola também foi repaginada. Os alunos identificaram e eliminaram situações que agrediam o meio ambiente, como descarte incorreto de materiais, e até plantaram no local. “A gente pôde aprender mais a cuidar da natureza para que no futuro a gente ainda tenha árvores”, disse o aluno Kaiki Camargo. “Porque se não tivermos árvores, também não estaremos lá”, endossou o amigo Thiago Alexandre.

Os alunos também tiveram contato com uma área verde, nas dependências da Symrise, que é uma reserva de Mata Atlântica Ombrófila. “Buscamos conectar as crianças com este ambiente com o objetivo de formarmos consciência sobre o papel de cada uma no cuidado com a natureza”, disse Marco Antônio Matavelli, diretor de assuntos regulatórios da Symrise.

Para 2019, a parceria deve continuar. De acordo com Mariana Martins, coordenadora de Meio Ambiente, haverá novidades. “Vamos elaborar atividades que aproximem os alunos da empresa. Vamos convidá-los a conhecer e a preparar aromas com matéria-prima da natureza, sempre reforçando o nosso compromisso e responsabilidade com os recursos naturais”, disse.

Eloá Castelucci Henke, diretora de operações da Symrise, disse os alunos ganharam um monóculo para ampliar o olhar com tudo que está à volta. “Queremos estimulá-los a parar, observar, apreciar, conhecer e cuidar do ambiente à sua volta”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here