Cotia celebra o Dia de Combate à Tuberculose

Evento contou com ações nas unidades de saúde

0
27
Foto: Vagner Santos/Secom-Cotia

Pela passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Educação, realizou diversas ações de preventivas e de orientação à população em unidades de saúde, além de exames para detecção da doença. A ação fez parte da primeira fase do ano da Campanha de Tuberculose que aconteceu entre os dias 11 e 25 de março.

Neste período, a Secretaria de Saúde realizou a coleta de 116 amostras de baciloscopia, já foram diagnosticados dois casos da doença e algumas amostras ainda aguardam resultado. “Os casos positivos já foram encaminhados e os pacientes já deram início ao tratamento”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia. Ainda de acordo com ela, tanto o exame quanto o tratamento são ofertados gratuitamente pelo SUS.

Além da coleta de bacioloscopia, também foi feito um trabalho de orientação com palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde, os Pronto Atendimentos e a Unidade de Pronto Atendimento. Nas oportunidades, foi explicado o que é tuberculose, causas, formas de contágio, como prevenir e tratamento. Os presentes também receberam material impresso com informações.

Esse mês, Cotia recebeu o prêmio pela “Busca de Casos de Tuberculose”, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo, por conta das ações realizadas no final de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here