Guetonomia é a nova série do Canal do Por Quê?

Série busca desmistificar os termos econômicos que estão ligados ao cotidiano dos jovens que vivem tanto na periferia como em centros urbanos

0
173

O Guetonomia é a nova série do Canal do Por Quê?,  Economês em bom português (www.porque.com.br). Apresentada pelos rappers Rafael Gomes (Mano Moneys) e Denise Alves, moradores do Grajaú (Zona Sul de São Paulo), e pelo economista Mauro Rodrigues, da FEA-USP, a série busca desmistificar os termos econômicos que estão ligados ao cotidiano dos jovens que vivem tanto na periferia como em centros urbanos. Os três uniram-se na missão de levar a informação de forma mais simples possível para os jovens, e mostrar que economia não é um bicho de sete cabeças e já está presente na vida deles em diversos momentos do dia a dia.

O Por Quê? nasceu em 2015 com o objetivo de explicar os princípios básicos da economia a um público amplo e não especializado, por meio de linguagens variadas – textos, vídeos, quadrinhos, infográficos. Agora, a plataforma ampliou sua atuação, voltando-se para a discussão de temas econômicos a partir de situações cotidianas vividas pelas populações das periferias das metrópoles. “Queremos alcançar justamente aquele público que acha que a economia não tem nada a ver com ele e que está muito distante da realidade porque vamos mostrar como, mesmo que você não queira, a economia está em tudo. Para isso vamos usar textos, vídeos, quadrinhos, músicas e animações”, afirma Denise Alves. O primeiro episódio, sobre escolhas e escassez, dois conceitos fundamentais da economia, estreia nesta quinta, 27 de setembro.

A primeira ação de lançamento do Guetonomia foi uma série de debates com os economista das equipes dos candidatos à presidência com alunos de redes públicas e privadas realizada entre os dias 3 e 5 de setembro na Escola Móbile em São Paulo. Guilherme Mello (Lula/PT), Eduardo Giannetti (Marina/Rede), José Marcio Camargo (Meirelles/MDB), Pérsio Arida (Alckmin/PSDB), Marco Antonio Rocha (Boulos/PSOL), e Gustavo Franco (Amoedo/Novo) falaram com os jovens sobre os mais diversos temas de suas plataformas políticas como cotas em faculdades, previdência, violência nas periferias, saneamento básico, plano econômico, entre outros.  No segundo evento da série, realizado no  dia 24 de setembro, as economistas Ana Carla Abrão, Elena Landau e Zeina Latif foram mediadas pela economista e professora Regina Madalozzo e pela rapper e apresentadora do canal Guetonomia, Denise Alves para responder algumas questões essenciais neste momento tenso da política e sociedade brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here