Índice CEAGESP registra alta de 7,75% em fevereiro

Oferta e qualidade sofrem com o excesso de chuvas e as altas temperaturas

0
48
Foto: Pixabay

O Índice de preços da CEAGESP encerrou o mês de fevereiro com forte elevação. Influenciado principalmente pelas altas de legumes e verduras, o indicador subiu 7,75%. No acumulado dos últimos 12 meses, a elevação é de 16,64%.

Além do aumento acentuado dos preços praticados e da diminuição da quantidade ofertada, os produtores rurais e atacadistas da CEAGESP não estão conseguindo oferecer produtos com a qualidade habitualmente encontrada, notadamente nos setores de legumes e verduras, principalmente as folhosas.

No comparativo janeiro “versus” fevereiro, houve queda de 9,5% no volume ofertado. Esta queda, porém, é muito mais acentuada nos produtos com melhor classificação. Em alguns casos, como nas folhosas e em boa parte dos legumes mais sensíveis, é praticamente impossível adquirir produtos da classificação “A”.

Historicamente, o primeiro trimestre registra preços mais elevados em razão das condições climáticas adversas da estação. Em 2019, porém, o quadro foi agravado pelas temperaturas extremamente elevadas e chuvas excessivas e prolongadas em praticamente todas as regiões do país.

Desta forma, consumidores terão muitas dificuldades em promover um abastecimento diversificado e com produtos de qualidade neste mês de março. Somente em meados de abril, com condições climáticas dentro de patamares aceitáveis, é que a situação deve se normalizar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here